O Estudo de Geografia Hoje:

GEOGRAFIA – Definição e História
E.E. Professor Renê Rodrigues de Moraes – Guarujá – SP – Ensino Médio – 1.1 – Prof. Silvio     home

Definição
Geografia é uma palavra que tem origem na Grécia antiga, onde  “geo” significa Terra e “graphos” significa escrever, portanto, Geografia é o estudo científico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre.
Modernamente a  Geografia é definida como o estudo das relações entre o espaço e as sociedades. Daí a necessidade,  hoje experimentada pelo geógrafo, de recorrer a outras ciências como à Geologia, Oceanografia, Meteorologia,  Ecologia, matemática , estatística , bem como também às Ciências Sociais, tais como a Economia, Sociologia, História e Política.
A Geografia é o estudo do nosso próprio planeta enquanto morada da humanidade. Pois ela enfoca a organização da sociedade e nas suas relações com espaço físico, os diversos aspectos da natureza e da paisagem.
HISTÓRIA DA GEOGRAFIA
A geografia surgiu na Antiga Grécia, sendo no começo chamada de história natural ou filosofia natural.
      a) Galícia                    b) Roma antiga                          c) Grécia antiga                         d) Abissínia.
2 – As palavras de origem grega, “geo” e “graphos” significam respectivamente:
a) geometria e escrever;              b) terra e escrever;                  c) redonda e habitada;                        d) ecologia e ciência.

II – Responda as questões a seguir, com o uso do texto.
  1 – Modernamente que definição podemos dar para Geografia ?
  2 – Quais outras ciências que o Geógrafo atualmente se vê obrigado a recorrer para complementar seu trabalho ?
  3 – Em que região do planeta, podemos afirmar que surgiram os primeiros documentos com referências a geografia ?
  4 – Com base no texto, estabeleça uma relação entre a Grécia antiga e os EUA ( atual ) ?
  5 – De seus escritos sobre Geografia, que herança podemos afirmar que os gregos deixaram para as futuras gerações ?
  6 – Com base em que observações os gregos desenvolveram o conceito de que a terra era uma esfera ?
  7 – Por que o grego Strabo, tornou-se o pai da Geografia regional ?
  8 – Com o colapso do império romano, todo o conhecimento dos gregos foi transferido para qual civilização ?
  9 – A partir dos anos 60, quais as duas novas técnicas que surgiram que deram ênfase a geografia ?
10 – Relacione atividades em que a Geografia tem uma importante atuação na atualidade.

Por que na Grécia ? Grande parte do mundo ocidental conhecido era dominada pelos gregos, em especial o leste do Mediterrâneo. Sempre interessados em descobrir novos territórios de domínio e atuação comercial, era fundamental que conhecessem o ambiente físico e os fenômenos naturais.

Métodos
No século IV a.C., os gregos observavam o planeta como um todo. Através de estudos filosóficos e observações astronômicas, Aristóteles foi o primeiro a receber crédito ao conceituar a Terra como uma esfera.
O Pai da Geografia
Em sua especulação sobre o formato da Terra, Strabo acabou escrevendo um obra de 17 volumes, ‘Geographicae’, onde descrevia suas próprias experiências do mundo – da Galícia e Bretanha para a Índia, e do Mar Negro à Etiópia. Apesar de alguns erros e omissões em sua obra, Strabo acabou tornando-se o pai de geografia regional.

Herdeiros da Geografia: Os gregos deixaram para as futuras gerações escritos que contavam a sua vivência geográfica. Estudos feitos acerca do rio Nilo, no Egito, detalhavam, entre outras coisas, seu período de cheia anual.
Com o colapso do Império Romano, os grandes herdeiros da geografia grega foram os árabes. Muitos trabalhos foram traduzidos do grego para o árabe. Ocorreram, no entanto, a partir daí, algumas regressões: após o ano de 900 d.C., as indicações de latitude e longitude já não apareciam mais nos mapas.
Expansão árabe: Os árabes acabaram recuperando e aprofundando o estudo da geografia, e já no século XII, Al-Idrisi apresentaria um sofisticado sistema de classificação climática. Em suas viagens à África e à Ásia, outro explorador árabe, Ibn Battuta, encontrou a evidência concreta de que, ao contrário do que afirmara Aristóteles, as regiões quentes do mundo eram perfeitamente habitáveis.

Geografia no Século XV
Já no século XV, viajantes como Bartolomeu Dias e Cristóvão Colombo redescobririam o interesse pela exploração, pela descrição geográfica e pelo mapeamento. A confirmação do formato global da Terra veio quinze anos mais tarde, em uma viagem de circunavegação realizada pelo navegador português Fernando Magalhães, permitindo uma maior precisão das medidas e observações.

Geografia Social: Grandes nomes se empenharam no estudo das várias áreas da geografia. A geografia social, por exemplo, recebeu a dedicação de nomes como Goethe, Kant, e Montesquieu, preocupados em estabelecer em seu estudo a relação entre a humanidade e o meio ambiente. A geografia recebeu novas subdivisões, entre as quais, a geografia antropológica e a geografia política.

A Geografia no Século XIX – Possibilismo e Determinismo
Por volta do século XIX, surgia a Escola Alemã, apresentando o determinismo, que suportava a idéia de que o clima era capaz de estimular ou não a força física e o desenvolvimento intelectual das pessoas. Assim, afirmava que nas zonas temperadas a civilização teria um desenvolvimento mais elevado do que nas quentes e úmidas zonas tropicais. Já nos anos 30, a Escola Francesa lançava o possibilismo, que afirmava que as pessoas poderiam determinar seu desenvolvimento a partir de seu ambiente físico, ou seja, sua escolha, determinaria a extensão de seu avanço cultural.

A Geografia dos Anos 60 – Estatística, Computadores e Satélites
O desejo de fazer da geografia um estudo mais científico, mais aceito como disciplina, levaram à adoção da estatística como recurso de apoio. No final da década, duas novas técnicas de suma importância para a geografia começavam a ser desenvolvidas: o computador eletrônico e o satélite, dando nova ênfase à disciplina.

Geografia – A Solução para os Problemas da Sociedade Moderna
Uma das importante características dos acontecimentos dos últimos trinta anos foi a maneira pela qual a perícia do conhecimento geográfico – analisando o espaço geográfico – tem dado sua colaboração para a solução de  uma série de problemas da sociedade moderna .
 Os geógrafos têm feito pesquisas fundamentais que vão desde orientações para que pessoas com problemas de incapacidade física possam guiar-se em complexas áreas urbanas; estudos de distribuição espacial de doenças, para que os cuidados médicos sejam dispensados de maneira mais adequada; passando pelo planejamento de novas regiões agrícolas, ou pela avaliação de colheitas, através das imagens de satélite, até chegar às pesquisas que procuram contribuir par a solução dos problemas de redes urbanas desequilibradas ou de periferias urbanas de percepção das imagens mentais que ajudarão a revolucionar campos como os do planejamento urbano/regional e do turismo. Hoje qualquer grande obra no país, como estradas, pontes , aterros sanitários e instalações de fábricas requerem um Relatório de Impacto Ambiental ( RIMA ), em que o geógrafo tem atuação fundamental.


Fontes: Enciclopédia Geográfica-ATR – cd rom e Revista Galileu – novembro de 1998
Exercícios de aplicação:
I – assinale a alternativa correta.
1 – Geografia é uma palavra originária da:

 http://br.geocities.com/sousaraujo

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: