Bebinca em Goa:

Bebinca é uma sobremesa da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.

Bebinca com gelado.

É confeccionada com numerosas gemas de ovo, açúcar, cardamomo, leite de coco, farinha e manteiga, entre outros ingredientes possíveis. O açúcar é batido com as gemas, até que o seu volume duplique. Em seguida, vão sendo adicionados os restantes ingredientes.

Uma parte do preparado é colocada no fundo de uma forma quente, para formar uma camada do bolo, indo seguidamente ao forno. Quando esta camada se encontrar alourada, é acrescentada nova camada de preparado, voltando novamente ao forno. Este procedimento é repetido sucessivamente, sendo acumulada uma nova camada em cada fase, até se alcançarem sete camadas (existem também versões com 16 camadas).

É conveniente dividir a massa em sete partes iguais (ou em número superior), logo no início, para facilitar o processo. No fim, a bebinca é desenformada, podendo ser servida fria ou quente.

A primeira bebinca foi confeccionada por freiras do Convento de Santa Monica.

Bebinca das Sete Folhas

Ingredientes:

  • 6 cardomomos
  • 400 grs de açúcar
  • 3 dl de leite de coco
  • 300 grs de farinha
  • manteiga q.b.
  • 10 gemas

Confecção:

Batem-se muito bem o açúcar com as gemas até duplicar de volume. Junta-se o leite de coco e os cardomomos pisados e bate-se mais um pouco.
Mistura-se a farinha e bate-se muito bem.
Barra-se um forma redonda e lisa com manteiga, deixando uma boa camada no fundo.
Leva-se ao forno para aquecer a forma.
Retira-se a forma do forno e deita-se uma porção do preparado a cobrir o fundo da forma.
Leva-se ao forno para cozer com o lume por cima (gratinador). Quando loura, deita-se nova camada e assim sucessivamente, até as camadas perfazerem 7.
Tenha atenção para não deixar tostar demais as camadas (só alourar). Depois de pronto desenforma-se.
Sirva fria ou morna.

fonte: Felicia Sampaio – Editora do Roteiro Gastronómico de Portugal

Etiquetas: , , ,


%d bloggers like this: