Socrates, Aristoteles e Platao:

Sócrates (469-399 a.C.), um dos maiores pensadores de todos os tempos, pretendia nada saber e dizia que todos já possuíam o conhecimento do que era correto dentro de si. Para trazer esse conhecimento à tona ele fazia perguntas bem dirigidas e questionava sistematicamente seus interlocutores afim de que a sabedoria aflorasse.

A suprema sabedoria seria, aparentemente, o conhecimento do bem, ou pelo menos o reconhecimento honesto da própria ignorância.

Platão (429-347 a.C.), admirador e discípulo de Sócrates, fundou a Academia de Atenas, famosa escola de Filosofia em que mestre e discípulos viviam em comum, debatendo constantemente os mais variados temas.

Ao lado de idéias fundamentalmente teóricas, como a contraposição das aparências à realidade, a crença na existência de uma alma eterna e na vida após a morte, Platão propunha, de forma eminentemente prática, que a cidade ideal deveria ser governada por um rei-filósofo.

Aristóteles (384-322 a.C.) foi o mais importante dos discípulos de Platão. Ao contrário de seu mestre, mais preocupado com questões transcedentais, Aristóteles acreditava que o conhecimento devia ser procurado no mundo material e real. Fundou, para isso, o Liceu de Atenas, escola em que ele e seus discípulos dedicaram suas vidas à discussão filosófica, estudo, ensino e pesquisas em larga escala, abrangendo praticamente todo o conhecimento da época.

A lógica, uma das mais importantes disciplinas filosóficas, foi estabelecida por Aristóteles.

As escolas helenísticas
Com a decadência política das cidades gregas e o apogeu dos reinos helenísticos o homem, antes importante para sua cidade-estado, tornou-se apenas a minúscula parte de enormes impérios.

As principais escolas filosóficas do Período Helenístico passaram então a dar mais atenção à busca da felicidade pessoal e, além da lógica e das tradicionais explicações sobre a natureza do mundo, forneceram a seus adeptos um conjunto de preceitos para ordenar e dirigir a vida.

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